Equinocultura é a parte da zootecnia especial que trata da criação de equinos. Normalmente não tem como finalidade a produção de alimentos, embora esse também seja um ramo explorável.
Atividade similar à equinocultura é a equideocultura que abrange a criação de asininos (asnos, burros, jumentos) e de seus híbridos com o cavalo: o bardoto (cavalo com jumenta) e a mula (jumento com égua). Os cavalos normalmente são criados para serem vendidos e/ou ensinados e em raros casos são usados para a produção de alimentos, já que a carne de cavalo é pouco consumida no Brasil.
Dúvidas Temporárias
Qual o principal objetivo da equinocultura?
A função do gestor de equinocultura passa não só pelo conhecimento meramente prático ou técnico, mas por um novo patamar multidisciplinar, capaz de gerir a equinocultura, que mantém, por outro lado, uma estreita ligação com o renovado homem do campo e relaciona-se ao funcionamento de inúmeras unidades rurais de diversas cadeias do agronegócio, buscando um desenvolvimento auto-sustentável, com importantes impactos positivos sobre o meio ambiente e também no emprego.
Nesse sentido, pode-se dizer que, segundo especialistas da área, o profissional formado por este curso é considerado como o profissional do futuro do mercado de cavalos, tendo em vista que é totalmente focado e preparado para trabalhar com a gestão (que é a principal dificuldade dos estabelecimentos equestres) e os negócios do mercado equino.
Quais os campos de atuação de um profissional da área?
O profissional formado pelo curso estará apto para gerir e coordenar qualquer tipo de estabelecimento eqüestre, como Haras, Clubes Hípicos, Escolas de Equitação, etc., independente de raça, da modalidade esportiva praticada ou de outra particularidade.
Esse profissional também adquire conhecimentos para gerir eventos equestres, sejam esportivos ou não, e para montar estratégias de gestão que facilitem e valorizem o trabalho desenvolvido por outros profissionais, como: veterinários, agrônomos, zootecnistas, cavaleiros, ferradores, etc.
.
Curiosidades
- A denominação para o macho é garanhão; para a fêmea, égua; para o filhote, potro.
- A palavra cavalo veio do latim caballus.
- Equus significa “veloz” em grego.
- Um dos antepassados do cavalo é um pequeno animal extinto chamado mesohippus . O mesohippus viveu há cerca de 40 milhões de anos.
- Acredita-se que os primeiros cavalos tenham sido domesticados em 6.000 a. C. ou até mesmo antes disso.
Vídeo Relacionado ao Tema
Fonte: Artigo - http://www.uniso.br/graduacao/gestao-de-equinocultura/

Nenhum comentário:
Postar um comentário