É muito comum surgirem duvidas relacionadas à zootecnia e ao que ela se limita. Com este blog pretendemos sanar todas as dúvidas relacionadas à essa ciência, que está atingindo níveis cada vez mais surpreendentes e promete ser a solução para os problemas alimentícios e produtivos do futuro.
"A zootecnia é a ciência que visa desenvolver e aprimorar as potencialidades dos animais domésticos e domesticáveis, com a finalidade de incrementar sua produção como fonte alimentar e outras finalidades".
Derivada da biologia, a zoologia é aplicada de forma semelhante, porém de forma que o conhecimento animal some-se a princípios de economia, visando suprir o mercado com produtos para fins diversos.
Dúvidas Temporárias
Qual o principal objetivo da zootecnia?
O seu principal objetivo é produzir o máximo, no menor tempo, visando o maior lucro, tendo em conta o bem estar animal.
Quais as principais áreas de atuação da zootecnia?
O Zootecnista é o profissional habilitado para atuar na produção animal em todos os seus aspectos; entre as principais áreas de atuação estão: Nutrição, Genética, Manejo, Instalações e ambiência, Tecnologia de Produtos e Derivados de Origem Animal, Economia e Administração.
Curiosidades
Divisões
A zootecnia é dividida em dois corpos de conhecimento, ambos fundamentais para o entendimento da mesma, a zootecnia geral e a zootecnia especial. A zootecnia geral reúne primordiais teorias e princípios. Neste aspecto, o homem contemporâneo, sua economia, saúde e bem estar, a relação com o meio ambiente e com os seres (animais e vegetais) que o beneficiam são contemplados englobando primeiramente os ecossistemas, em suas diversidades e especificidades, já a zootecnia especial (específica) estuda a criação de cada uma das espécies de animais domésticos: bovinocultura,avicultura, suinocultura, ovinocultura, equinocultura, caprinocultura, apicultura, helicicultura, bubalinocultura, piscicultura, entre outras.
Vídeo Relacionado ao Tema
Fonte: Artigo - http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/meio-ambiente-ciencias-agrarias/zootecnia-687893.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário