5 de dezembro de 2014

Equinocultura: O que é? E qual a sua finalidade?

Equinocultura é a parte da zootecnia especial que trata da criação de equinos. Normalmente não tem como finalidade a produção de alimentos, embora esse também seja um ramo explorável.
Atividade similar à equinocultura  é a equideocultura que abrange a criação de asininos (asnos, burros, jumentos) e de seus híbridos com o cavalo: o bardoto (cavalo com jumenta) e a mula (jumento com égua). Os cavalos normalmente são criados para serem vendidos e/ou ensinados e em raros casos são usados para a produção de alimentos, já que a carne de cavalo é pouco consumida no Brasil.

Dúvidas Temporárias

Qual o principal objetivo da equinocultura? 

A função do gestor de equinocultura passa não só pelo conhecimento meramente prático ou técnico, mas por um novo patamar multidisciplinar, capaz de gerir a equinocultura, que mantém, por outro lado, uma estreita ligação com o renovado homem do campo e relaciona-se ao funcionamento de inúmeras unidades rurais de diversas cadeias do agronegócio, buscando um desenvolvimento auto-sustentável, com importantes impactos positivos sobre o meio ambiente e também no emprego.
Nesse sentido, pode-se dizer que, segundo especialistas da área, o profissional formado por este curso é considerado como o profissional do futuro do mercado de cavalos, tendo em vista que é totalmente focado e preparado para trabalhar com a gestão (que é a principal dificuldade dos estabelecimentos equestres) e os negócios do mercado equino. 

Quais os campos de atuação de um profissional da área?

O profissional formado pelo curso estará apto para gerir e coordenar qualquer tipo de estabelecimento eqüestre, como Haras, Clubes Hípicos, Escolas de Equitação, etc., independente de raça, da modalidade esportiva praticada ou de outra particularidade.
Esse profissional também adquire conhecimentos para gerir eventos equestres, sejam esportivos ou não, e para montar estratégias de gestão que facilitem e valorizem o trabalho desenvolvido por outros profissionais, como: veterinários, agrônomos, zootecnistas, cavaleiros, ferradores, etc.
.

Curiosidades


  • A denominação para o macho é garanhão; para a fêmea, égua; para o filhote, potro.
  • A palavra cavalo veio do latim caballus.
  • Equus significa “veloz” em grego.
  • Um dos antepassados do cavalo é um pequeno animal extinto chamado mesohippus . O mesohippus viveu há cerca de 40 milhões de anos.
  • Acredita-se que os primeiros cavalos tenham sido domesticados em 6.000 a. C. ou até mesmo antes disso.



Vídeo Relacionado ao Tema


Fonte: Artigo - http://www.uniso.br/graduacao/gestao-de-equinocultura/

1 de dezembro de 2014

Surto da vaca louca

    O que é?


doença da vaca louca, também denominada encefalopatia espongiforme transmissível ou mal da vaca louca, é uma doença neurológica que ocorre em bovinos. Esta enfermidade foi diagnosticada pela primeira vez, no ano de 1986, quando houve a morte de diversos bovinos em consequência de uma doença neurológica desconhecida. Desde então, foram descritos 160.000 casos da BSE. No ano de 1990, esta doença virou uma epidemia entre no rebanho bovino, passando a afetar os seres humanos. O auge dessa doença ocorreu na Inglaterra nos anos 80. Os sintomas são inespecíficos, estando relacionados principalmente ao comportamento do animal. A evolução e a intensidade dos sinais aumentam com o tempo, sendo que esse pode variar de semanas a meses, de modo que na maior parte dos casos, o animal morre dentro de três meses. Os sintomas apresentados são: menor tempo de ruminação, aumento na frequência de lambidas no focinho, espirros, contração do focinho, esfregar da cabeça, ranger de dentes e sensibilidade aumentada.


Tratamento


Não há um tratamento que seja efetivo. Deve ser realizado o controle através da não utilização de produtos protéicos proveniente de ruminantes na dieta de bovinos. Além desta medida, deve ser evitado que carne e leite de animais contaminados, ou de locais que não adotam esta medida, sejam utilizados na alimentação humana.


Causas


A principal causa da ocorrência da BSE está relacionada com utilização de alimentos expostos ao príon, que são fornecidos aos bovinos. O período de incubação pode varia de 1 até 8 anos para que haja o início da degeneração cerebral. Sua patogenia não está esclarecida, no entanto, existem teorias de que após a ingestão do príon, o agente replica-se no sistema linforreticular, migrando, em seguida, para o sistema nervoso central, através dos nervos periféricos.



Vídeo Relacionado ao Tema


Fonte: Artigo - http://www.infoescola.com/doencas/doenca-da-vaca-louca/

O que é zootecnia?

É muito comum surgirem duvidas relacionadas à zootecnia e ao que ela se limita. Com este blog pretendemos sanar todas as dúvidas relacionadas à essa ciência, que está atingindo níveis cada vez mais surpreendentes e promete ser a solução para os problemas alimentícios e produtivos do futuro.

"A zootecnia é a ciência que visa desenvolver e aprimorar as potencialidades dos animais domésticos e domesticáveis, com a finalidade de incrementar sua produção como fonte alimentar e outras finalidades".
Derivada da biologia, a zoologia é aplicada de forma semelhante, porém de forma que o conhecimento animal some-se a princípios de economia, visando suprir o mercado com produtos para fins diversos. 

Dúvidas Temporárias

Qual o principal objetivo da zootecnia? 
O seu principal objetivo é produzir o máximo, no menor tempo, visando o maior lucro, tendo em conta o bem estar animal.

Quais as principais áreas de atuação da zootecnia?
O Zootecnista é o profissional habilitado para atuar na produção animal em todos os seus aspectos; entre as principais áreas de atuação estão: Nutrição, Genética, Manejo, Instalações e ambiência, Tecnologia de Produtos e Derivados de Origem Animal, Economia e Administração.

Curiosidades

Divisões
A zootecnia é dividida em dois corpos de conhecimento, ambos fundamentais para o entendimento da mesma, a zootecnia geral e a zootecnia especial. A zootecnia geral reúne primordiais teorias e princípios. Neste aspecto, o homem contemporâneo, sua economia, saúde e bem estar, a relação com o meio ambiente e com os seres (animais e vegetais) que o beneficiam são contemplados englobando primeiramente os ecossistemas, em suas diversidades e especificidades, já a zootecnia especial (específica) estuda a criação de cada uma das espécies de animais domésticos: bovinocultura,avicultura, suinocultura, ovinocultura, equinocultura, caprinocultura, apicultura, helicicultura, bubalinocultura, piscicultura, entre outras.


Vídeo Relacionado ao Tema




Fonte: Artigo - http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/meio-ambiente-ciencias-agrarias/zootecnia-687893.shtml